Criar um Site Grátis Fantástico
Inércia e as Naves espaciais|Prof.Jacinto Piripiri
Inércia e as Naves espaciais|Prof.Jacinto Piripiri

OS CORPOS CELESTES SE MOVIMENTAM?

 A lei da inércia e as Naves espaciais| Prof. Jacinto Piripiri

Pense em uma nave já no espaço e tente responder à questão a seguir:

QUESTÃO  - Imagine uma nave espacial em uma viagem rumo à Marte. Quando esta nave já está bem longe da Terra, mas ainda distante de Marte, acaba seu combustível. O que aconteceria com a nave ao acabar o combustível?

Mesmo sem combustível, é possível um foguete (ou qualquer outro veículo) continuar seu movimento. Isso ocorre devido a uma lei da natureza chamada de lei da inércia, que, de forma simplificada, diz o seguinte:

LEI DA INÉRCIA:

Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta mantendo a mesma velocidade.

Em outras palavras, existe uma tendência de qualquer corpo em PERMANECER com o mesmo ESTADO DE MOVIMENTO, ou seja, existe uma RESISTÊNCIA a qualquer MUDANÇA DE MOVIMENTO. Essa resistência à mudança de movimento, dentro da física, é chamada de inércia. Só é possível ir contra a inércia de um corpo através da ação de forças.

No caso das naves espaciais, devido ao efeito da inércia, existe uma tendência a continuarem em movimento, mesmo sem combustível. Para servir de exemplo, vamos ver com um pouco mais de detalhes o que ocorre com os veiculos espaciais após seu lançamento.

Na seção anterior, vimos que durante o lançamento de uma nave espacial, uma grande quantidade de combustível entra em combustão e é expelido. Na figura a seguir podemos ver que o combustível continua a ser atirado para fora, em combustão, mesmo após seu lançamento.

 figura 35

 Fig. Nave espacial logo após seu lançamento.

 figura_36

Fig. Nave especial logo após seu lançamento.

Nove minutos após o lançamento da nave espacial, todo o combustível do tanque externo e dos foguetes propulsores é consumido, e eles se esvaziam. Após esse tempo, o tanque externo e os foguetes propulsores se tornam um grande peso desnecessário para a nave espacial, e por isso eles são descartados. Os foguetes caem de pára-quedas no mar, para serem reutilizados, enquanto que o tanque externo queima na atmosfera, como mostram as figuras a seguir.

 figura_37

Separação do tanque de combustível externo e dos foguetes propulsores.

 figura_38

 Separação dos foguetes propulsores.

Mesmo sem tanque de combustível externo e foguetes propulsores, a nave espacial permanece em movimento, sem a acção de nenhuma força na direção de seu movimento, como na figura a seguir. Isso só é possível por que a nave espacial obedece à lei da inércia, ou seja, ele permanece com a mesma velocidade, já que no espaço não existe nenhuma força para alterar sua velocidade.

 figura_39

 Nave espacial Discovery com os motores desligados, sobrevoando a região da China.

Resposta

Continuaria com a velocidade que tinha antes do combustível acabar! (considerando que entre a Terra e Marte a gravidade é praticamente igual a zero).

Fonte:www.hugo.pro.br/astronomia